segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Palavra aos 12 - 005.15 – Primiciar é honrar!


"Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Provérbios 3:9-10)

Somos 12, somos discípulos e somos modelo, aleluia! Que precioso chamado e que honra ser nomeado por Deus para andar com Ele, ser parecido com Ele e se deixar moldar por Ele. Ser 12 fala de humildade, de flexibilidade e de ouvidos atentos para crescer, até chegar a estatura de varão perfeito, por isso, precisamos ouvir a Palavra e ver os modelos feitos pelo Senhor Jesus a partir de seus 12.

Em Mateus 28:19, fomos chamados a ser modelo para fazer modelos e nossas atitudes devem expressar a Palavra e hoje precisamos entrar no caminho da honra!

O sábio Salomão fala deste atitude, deste caráter e da forma de expressá-lo pela entrega de nossas primícias. O tema é lindo, transformador pois trabalha em dois campos: no comportamento e no bolso.

Temos um Deus tremendo que não economizou palavras para nos ministrar, instruir e atuar para nos transformar em modelos Seus. Foi claro em dizer que se configuram como ladrões(Mal3:10) os que retém os dízimos e ofertas e da mesma forma apontou para prosperidade atuando com honra, como no texto acima.

NO COMPORTAMENTO
Entregar primícias é comportamento de honra! Quais tem sido suas ações de honra? Não somos muito treinados ou ensinados a honrar, mas muito treinados a julgar! Quantos elogios você tem feito a alguém, esposa, filhos, amigos, líder ou chefe? Tudo isso é honra!

Abraçar, cumprimentar, dar relatórios, abrir o coração, falar de seus sentimentos são marcas imensuráveis de honra a Deus e aos seus lideres e vemos que normalmente só as necessidades são apresentadas mas não o coração! Pedir oração não é a atitude completa de honra, mas abrir o coração aponta para honra e este te leva a entender e entregar primícias!

NO BOLSO
Quando restauramos a honra, nossas fianças são restauradas e se encherão e transbordarão nossos suprimentos, mas como fazer esta restauração? Honrando através das primícias!  Há um caminho, uma forma de agir revelada na entrega do primeiro fruto da sua colheita, as primícias.

Você pode apurar o primeiro fruto, considerando sua primeira venda do mês ou por exemplo o valor do rendimento do seu primeiro dia de trabalho, mas acima do cálculo está a construção dentro de seu coração, pois a motivação desta entrega é a honra.

Muitos escritores que falam de prosperidade, avanço e conquistas apontam para honra como marca obrigatória no caráter e na Palavra de Deus está tão claramente marcado para restauração financeira em sua vida o caminho de honra.

Que venha a restauração da honra no comportamento e no seu bolso.

Deus te abençoe,
Mizinho (seu pastor)

. Todas as segundas intercessão às 19h
.  25 a 27/09 – EDA - Encontro com Deus (inscr. Dca Eliane R$ 120,00)
.  05/09 – RDJOVENS – Paintball (inf. Pr. Kleber)
.  13/09 – 9h30 – Treinamento Diaconia (para ingressar neste ministério)
.  17/09 – 20h – Teatro – Santidade muda a história
.  18/09 – 20h – RCA – Rede de Casais (traga um prato de salgado)
.  19/09 - 9h - RIA - Curso p/ pais e ministradores de crianças c/ Casal Hayash ($30,00)
.  19/09 – 20h – RAD – Adolescente em campeonato de video game
.  19/09 – 19h30 – RDJOVENS – Evangelismo com Visionários Break
.  27/09 – 18h – Festa dos Tabernáculos
.  03/10 – Fruto Fiel de Aniversário Ig. Águas Mooca
.  27-29/11 – RAD – ACAMP. RADICAL Caraguatatuba (valor aprox. $250,00)

domingo, 16 de agosto de 2015

Palavra aos 12 - 004.15 – Críticas, como reagir?

2. quinzena Agosto 2015

“Então, o servo que recebera cinco talentos se aproximou do seu senhor e lhe entregou mais cinco talentos, informando: ‘O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui mais cinco talentos que ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!” (Mateus 25: 20 e 21)

Somos chamados para ser servos, seja em casa, como pais ou filhos, no casamento, ministério ou trabalho, somos chamados a servir.
Temos vontade de servir e sentir que estamos cumprindo o nosso chamado.
E o nosso sonho como servos com certeza é o de sermos chamados de “servo bom e fiel”.
Porém as críticas fazem parte do nosso dia a dia.
Todo servo será criticado, mas não fomos treinados para aceitar bem as críticas.
Porém toda critica é uma excelente oportunidade de crescimento e mudança.
Como agir de forma madura frente as críticas, sem sair da posição de servo?

1. Não reaja.
Não fique se defendendo ou se explicando. Escute a crítica até o fim, sem interromper quem está falando.
Ficar se “debatendo” ou rebatendo a crítica não vai ajudar em nada na conversa, e vai mostrar o seu nível de imaturidade com relação a ser criticado.
Responder na impulsividade também só vai atrapalhar.
Por mais chato que seja ser criticado, e ainda que a crítica esteja sendo feita de forma muito dura, escutar até o fim é o melhor a se fazer.
Saber escutar é um segredo!

"Responder antes de ouvir é estultícia (tolice) e vergonha" (Provérbios 18:13)

2. Faça considerações
inteligentes.
Quando somos criticados se acende a nossa ira e por isso falamos sem pensar, ou apenas cortamos a fala da pessoa ou até em casos mais extremos nosso relacionamento com elas.
Desenvolva o costume de não apenas ouvir mas pensar a respeito do que foi falado. Depois, pense antes de responder e responda de forma coerente e inteligente.
Lembre-se: ser criticado não significa não ser amado ou não ser respeitado necessariamente.

“O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.” Pv 15:28


3. Aproveite a crítica para melhorar seu autoconhecimento.

Você pode acolher a crítica no coração e ficar dias, anos ou a vida inteira magoado com ela e com a pessoa que a fez.
É muito difícil aceitar um comentário ruim.
Mas é possível reavaliar nossa forma de agir, de pensar, de tratar os outros.
De cada crítica retire um aprendizado, independente de ter ou não fundamento, ao seu ver.
O autoconhecimento é fundamental para aquele que quer servir bem.
João Batista sabia bem quem ele era e quem ele não era. Tinha um alto nível de autoconhecimento.

João 1:20Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”. 21Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias?” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ”Ele respondeu: “Não”. 22Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?” 23João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’”

4. Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade

Algumas vezes a crítica de fato não procede. Neste caso, pense em uma forma cordial e coerente de dar o seu ponto de vista. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade no trabalho, a intimidade no relacionamento, a unidade na equipe, e o tornará mais preparado para agir em situações similares.
Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas são coerentes, não tenha medo de se abrir e aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias.

“Quem observa 
o vento nunca semeará,
e o que olha para as nuvens 
nunca segará".
  Ec 11: 4

Não fique apenas observando, mexa-se! Mudar é muito bom!

5. Quando contra argumentar não for possível, registre o aprendizado

Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que todas as situações do nosso dia a dia nos oferecem oportunidades de aprendizado.
Caso você não tenha chance de agir em defesa própria diante de uma crítica, registre a mensagem do episódio e assimile conhecimento.
Talvez o que você não entende ou não enxerga hoje, fará sentido algum dia!

“Examinai tudo. Retende o que é bom.” 1 Tess 5:23

Deus te abençoe,

Celia Bertoni Arnesi (sua pastora)