domingo, 16 de agosto de 2015

Palavra aos 12 - 004.15 – Críticas, como reagir?

2. quinzena Agosto 2015

“Então, o servo que recebera cinco talentos se aproximou do seu senhor e lhe entregou mais cinco talentos, informando: ‘O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui mais cinco talentos que ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!” (Mateus 25: 20 e 21)

Somos chamados para ser servos, seja em casa, como pais ou filhos, no casamento, ministério ou trabalho, somos chamados a servir.
Temos vontade de servir e sentir que estamos cumprindo o nosso chamado.
E o nosso sonho como servos com certeza é o de sermos chamados de “servo bom e fiel”.
Porém as críticas fazem parte do nosso dia a dia.
Todo servo será criticado, mas não fomos treinados para aceitar bem as críticas.
Porém toda critica é uma excelente oportunidade de crescimento e mudança.
Como agir de forma madura frente as críticas, sem sair da posição de servo?

1. Não reaja.
Não fique se defendendo ou se explicando. Escute a crítica até o fim, sem interromper quem está falando.
Ficar se “debatendo” ou rebatendo a crítica não vai ajudar em nada na conversa, e vai mostrar o seu nível de imaturidade com relação a ser criticado.
Responder na impulsividade também só vai atrapalhar.
Por mais chato que seja ser criticado, e ainda que a crítica esteja sendo feita de forma muito dura, escutar até o fim é o melhor a se fazer.
Saber escutar é um segredo!

"Responder antes de ouvir é estultícia (tolice) e vergonha" (Provérbios 18:13)

2. Faça considerações
inteligentes.
Quando somos criticados se acende a nossa ira e por isso falamos sem pensar, ou apenas cortamos a fala da pessoa ou até em casos mais extremos nosso relacionamento com elas.
Desenvolva o costume de não apenas ouvir mas pensar a respeito do que foi falado. Depois, pense antes de responder e responda de forma coerente e inteligente.
Lembre-se: ser criticado não significa não ser amado ou não ser respeitado necessariamente.

“O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.” Pv 15:28


3. Aproveite a crítica para melhorar seu autoconhecimento.

Você pode acolher a crítica no coração e ficar dias, anos ou a vida inteira magoado com ela e com a pessoa que a fez.
É muito difícil aceitar um comentário ruim.
Mas é possível reavaliar nossa forma de agir, de pensar, de tratar os outros.
De cada crítica retire um aprendizado, independente de ter ou não fundamento, ao seu ver.
O autoconhecimento é fundamental para aquele que quer servir bem.
João Batista sabia bem quem ele era e quem ele não era. Tinha um alto nível de autoconhecimento.

João 1:20Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”. 21Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias?” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ”Ele respondeu: “Não”. 22Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?” 23João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’”

4. Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade

Algumas vezes a crítica de fato não procede. Neste caso, pense em uma forma cordial e coerente de dar o seu ponto de vista. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade no trabalho, a intimidade no relacionamento, a unidade na equipe, e o tornará mais preparado para agir em situações similares.
Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas são coerentes, não tenha medo de se abrir e aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias.

“Quem observa 
o vento nunca semeará,
e o que olha para as nuvens 
nunca segará".
  Ec 11: 4

Não fique apenas observando, mexa-se! Mudar é muito bom!

5. Quando contra argumentar não for possível, registre o aprendizado

Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que todas as situações do nosso dia a dia nos oferecem oportunidades de aprendizado.
Caso você não tenha chance de agir em defesa própria diante de uma crítica, registre a mensagem do episódio e assimile conhecimento.
Talvez o que você não entende ou não enxerga hoje, fará sentido algum dia!

“Examinai tudo. Retende o que é bom.” 1 Tess 5:23

Deus te abençoe,

Celia Bertoni Arnesi (sua pastora)

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