quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Palavra aos 12 - 016.16 – O discípulo fiel.

1a. quinzena Novembro 2016.


“5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei; 6. alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. 7. Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8. mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante; 9. retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. 10. Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão, 11. aos quais é preciso tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância” (Tito 1:5 a 11).

Tito era um gentio (não-judeu) que havia se convertido ao cristianismo tornando-se um discípulo fiel e companheiro do Apóstolo Paulo. Por suas qualificações e fidelidade, Paulo o deixou na ilha de Creta para colocar as igrejas daquele lugar em ordem, organizando-as e solucionando os problemas.

COMPLETA AQUILO QUE FALTA:

Tito foi deixado em Creta pelo Apóstolo Paulo para colocar em boa ordem o que restava, ou seja: Tito completaria aquilo que ainda estava incompleto. Paulo fez questão de escrever uma carta para frisar a responsabilidade de Tito diante daquelas igrejas.

Como fiéis discípulos de Jesus nós precisamos, a cada dia, completar aquilo que ainda falta em nossa vida, família, profissão, etc., para que a obra que o Espírito Santo complete a boa obra iniciada em nossa vida e preserve tudo aquilo que o Senhor já fez.

Como está a sua vida hoje? Você já completou tudo o que faltava ou ainda existem situações pendentes necessitando de conserto como falta de perdão, reconciliação, restauração, pagamento de dívidas atrasadas. etc.? Decida-se hoje completar aquilo que falta pedindo sempre a ajuda do Espírito Santo de Deus (Jo 14:26 e Hb 13:6).

ORGANIZA O QUE ESTÁ DESORGANIZADO:
 
Aquelas igrejas ainda estavam desorganizadas e Tito deveria escolher e constituir líderes qualificados para desenvolverem seus ministérios de forma eficaz e organizada, respeitando os princípios estabelecidos pela Palavra de Deus.

Os princípios mencionados pelo Apóstolo Paulo, para os líderes que seriam escolhidos, são, na verdade, qualidades que todo crente em Jesus deve possuir para que cada discípulo ou discípula, na igreja, seja um exemplo de bons pais, maridos, esposas, filhos, onde prevalecem o amor, a bondade, a hospitalidade, etc. (Efésios 5:22 a 25; 6:1 a 4).

Você pode afirmar que todas as áreas da sua vida são organizadas? Ou será que ainda existem coisas desorganizadas como aquele quarto da bagunça que temos em casa e que não deixamos ninguém mexer? Decida-se hoje fazer a diferença e deixe Deus organizar todas as áreas da sua vida.

ENFRENTA E RESOLVE OS PROBLEMAS:

A carta menciona a existência de problemas que estavam sendo causados por pessoas insubordinadas, tagarelas e levianas. Estes falsos discípulos eram enganadores que deveriam ser calados, pois estavam pervertendo casas inteiras com falsos ensinamentos.

Os problemas devem ser enfrentados e resolvidos através da “firme e fiel palavra”, pois ela serve tanto para ensinar, encorajar e exortar, quanto para admoestar, corrigir e convencer aqueles que ensinam coisas erradas e contradizem a sã doutrina (2Timóteo 3:16 e 17).

Você tem enfrentado os problemas com coragem e ousadia ou você tem se calado porque o problema não é seu? Enfrente os problemas e não se cale diante deles. O discípulo fiel não se afasta apenas dos problemas, mas os enfrenta e os condena com veemência (Efésios 5:11).

OBEDECE DOUTRINAS E CUMPRE OBRIGAÇÕES COM A IGREJA LOCAL:

Alguns definem discípulo em termos de comportamentos, como a frequência regular à igreja, a devolução fiel de dízimos e ofertas, a opção por um estilo de vida saudável, o respeito da comunidade, o testemunho persuasivo acerca de qualquer ponto da verdade, ou o trabalho feito para uma organização cristã. Essas qualidades devem estar presentes na vida de um cristão, mas não o tornam necessariamente um discípulo.

O ponto central para a definição de um discípulo está no relacionamento. Um verdadeiro discípulo de Jesus é um aluno que aprende ativamente de Jesus através de observações diretas e interação. Um discípulo é alguém que O segue e que está sendo moldado e formado para fazer o tipo de trabalho que Ele faz.

Seu modelo e mestre é seu discipulador aqui na terra e a ele deve respeitar e obedecer, como se ao Senhor.

MOTIVAÇÃO DE UM DISCÍPULO FIEL:

O que motiva os discípulos a seguirem um mestre em particular? O que os impele? Qual é sua força propulsora?

Na sociedade judaica dos tempos de Jesus, os discípulos de rabinos famosos esperavam que o fato de estarem ligados ao mestre certo lhes trouxesse prestígio e posição em sua comunidade. Por meio de sua santidade pessoal eles esperavam obter influência e prestígio para si próprios, a fim de um dia se tornarem rabinos e terem seguidores reivindicando serem iguais a seus mestres.

Um discípulo de Cristo pode também possuir esta motivação mas deve possuir uma espécie diferente de motivação, que não tenha nada a ver com obtenção de proveitos ou realização pessoal.

O apóstolo Paulo teve conhecimento antecipado do que significa ser discípulo de Cristo. Ele escreveu aos coríntios que a motivação do discipulado não está em si mesmo, mas em Cristo: “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Coríntios 5:14 e 15 – NVI).

CONCLUSÃO:
 
Ore ao Senhor e decida ser um discípulo fiel permitindo que Deus complete aquilo que falta, organize o que está desorganizado e lhe capacite para enfrentar e resolver os problemas com sabedoria. Tenha as motivações corretas, fazendo tudo como alguém que serve ao Senhor e não a homens.
Ap. Osvaldo Boccato Bertoni - 25.10.2016
Baseado em artigos dos Prs. Jário e Lúcia e outro obtidos nos sites:
 HYPERLINK "http://pastorwalterpacheco.com.br/tito1.html" http://pastorwalterpacheco.com.br/tito1.html
 HYPERLINK "http://dialogue.adventist.org/pt/18-3/jordache/voce-e-um-verdadeiro-discipulo-de-cristo" http://dialogue.adventist.org/pt/18-3/jordache/voce-e-um-verdadeiro-discipulo-de-cristo


1. Lembre-se que sua célula é de evangelismo e multiplicação e que os estudos não podem exceder o tempo limite.
2. Não esqueça também de sempre orar pelos seus líderes e pastores junto com seus discípulos. Eles precisam aprender a honrar seus líderes vendo seu exemplo.
3. Conheça a Palavra de Deus e Suas orientações sobre os dízimos e ofertas. Há diversas ministrações nesse link para você ser ministrado.

AVISOS:
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
04/11 – 22h – Rede de Jovens - Vigília JUMP
12/11 - 9h - Curso de Capelania (inscrições Miss. Ioná – R$ 150,00)
18/11 – 20h – Rede de Casais

Nenhum comentário:

Postar um comentário